Sobre o Projeto

O Projeto

O Blogquest de Cartografia Escolar (BqCE) constitui-se como um espaço virtual idealizado para promover processos formativos rizomáticos, inspirados na Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, especialmente, no conceito de rizoma. O termo “rizoma”, emprestado da botânica, refere-se a um tipo de caule que cresce horizontalmente, formando conexões em diversos pontos, sem um centro ou origem fixa. Contrariando o modelo hierárquico, cartesiano, valoriza as múltiplas interconexões e fluidez das relações entre os saberes.

Essa iniciativa é fundamentada em movimentos investigativos realizados em nível de doutorado apresentado ao Programa de Pós-graduação em Geografia PPGeo/UFPE, tese intitulada como “Formação rizomática para docência em geografia: o blogquest de cartografia escolar como proposta de intervenção” de Jonas Marques da Penha, orientado pelo Professor Dr. Francisco Kennedy Silva dos Santos e apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP/UFPE).

O BqCE combina princípios da WebQuest e do uso de blogs como intensidades em contínuo movimento para estimular a construção de conhecimentos no processo formativo de professores de geografia acerca dos estudos cartográficos para mediação no ensino básico. Nesse contexto, explora, “linhas de fuga”, entendidas como potencialidades para repensar e inovar a Cartografia escolar, rompendo com estruturas tradicionais e hierárquicas de ensino.

O ambiente virtual, oferece uma ampla gama de possibilidades e sugestões para o trabalho docente com a Cartografia escolar, incluindo abordagens subversivas e criativas que enfatizam a multiplicidade de perspectivas. Além disso, o BqCE opera como um espaço interativo e colaborativo, integrando chats e fóruns em suas páginas, os quais facilitam a construção coletiva do conhecimento.

Nesse contexto, o BqCE propõe interatividade em rede de conhecimentos, explorando caminhos e bifurcações, promovendo a horizontalidade do saber, guiados pelos princípios rizomáticos da conexão, heterogeneidade, multiplicidade, ruptura assignificante, cartografia e decalcomania.

APOIO: